[./index.html]
[./historia.html]
[./capela.html]
[./indicadores.html]
[./balancete2010.html]
[./balancete.html]
[./balancete-2011.html]
[./infpaciente.html]
[./hotelaria.html]
[./intdomiciliar.html]
[./scih.html]
[./servsocial.html]
[./servassist.html]
[http://www.hsvicente.org.br/cihdott.html]
[http://www.hsvicente.org.br/gestaoq.html]
[http://www.hsvicente.org.br/humanizacao.html]
[http://www.hsvicente.org.br/sac.htm]
[http://www.hsvicente.org.br/snd.html]
[http://www.hsvicente.org.br/trabalheconosco.html]
[http://www.hsvicente.org.br/visitaonline/]
[./area-medicos.html]
[http://www.atotal.com.br/sic]
[./imprensa.html]
[./noticias2009.html]
[./noticias2010.html]
[./noticias2011.html]
[./noticias2012.html]
[./noticias2013.html]
[./pagrevistabalancosocial.html]
[./pagboletimconexao.html]
[./pagboletimonline.html]
[./galeria.html]
[./galeria2009.html]
[./galeria2010.html]
[./galeria2011.html]
[./galeria2012.html]
[./galeria2013.html]
[./sipat.html]
[./semana-humanizacao-2011.html]
[Web Creator] [LMSOFT]
HOSPITAL DE CARIDADE SÃO VICENTE DE PAULO
Em 1897, em Jundiaí, foi criada a Conferência Vicentina Nossa Senhora do Desterro, denominada Sociedade São Vicente de Paulo, com o intuito de ajudar os pobres e praticar a caridade. Porém as pessoas que se dedicavam a ajudar os pobres achavam que faltava algo, então surgiu a idéia de criar um hospital. E na reunião do dia 13 de agosto de 1899 foi sugerido que a Conferência Vicentina criasse um hospital de caridade em Jundiaí.

No dia cinco de novembro de 1899 foi aprovado o conselho diretor do hospital, denominado “mordomia”. Esse conselho ficou responsável pela implantação e manutenção do hospital. Porém os doentes não poderiam esperar até que o prédio fosse construído para serem atendidos, então foi alugada uma casa para que os vicentinos pudessem dar os primeiros passos para concretizar seus ideais. A partir de seu funcionamento o hospital ganhara vida própria e como tal precisava existir como pessoa jurídica. Foi elaborado um estatuto específico para o hospital, que em seguida, foi registrado em Cartório cuja certidão foi publicada no Diário Oficial e integrada aos arquivos da Conferência Vicentina. Mais tarde foi doado a Conferência um prédio para que pudessem construir o hospital. Apesar de muitas dificuldades, no dia 20 de dezembro de 1902, o hospital, a partir de novos estatutos foi denominado HOSPITAL DE CARIDADE SÃO VICENTE DE PAULO, começou a funcionar efetivamente.

O Hospital São Vicente de Paulo possui em seu quadro de funcionários, profissionais capacitados, treinados e dedicados, e que apesar das dificuldades do dia-a-dia procuram fazer com que os pacientes sintam-se acolhidos e confortados, minimizando assim o momento difícil pelo qual estão passando. Atende uma região com aproximadamente 800.000 pessoas, abrangida pelos municípios de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Morungaba, Louveira, Itupeva e Cabreuva. São 216 leitos e cerca de 24 mil pacientes atendidos por mês.

Coeficiente de leitos por 1000 habitantes para o SUS em Jundiaí: 318leitos/380 mil habitantes x 1000. Portanto há aproximadamente 0,83 leitos para cada 1000 habitantes. Podemos com isso concluir que existe na cidade uma defasagem de 170 leitos para o SUS. Tal situação implica em conseqüências danosas para o Hospital São Vicente de Paulo, que acaba por manter em seu Pronto-Socorro, diariamente, aproximadamente 25 pacientes-dias internados em leito de espera. O numero médio de pacientes em espera no Pronto-Socorro era, em média diária, em 2007 equivalente a 35 pacientes. A diretoria do HCSVP contornou o problema com um projeto de desospitalização e agiu diretamente no aumento do giro de leitos, maior rapidez na entrega dos resultados dos exames, otimização do programa de Internação Domiciliar e gestão diária dos leitos livres.

Noventa e nove por cento dos pacientes são atendidos pelo SUS, e muitos apresentam condições de vida sub-humanas, ou seja, condições de vida precária, abandonados pelas famílias ou moradores de rua.
  

Hospital de Caridade São Vicente de Paulo - Rua: São Vicente de Paulo, 223 - Centro - Jundiaí - SP - CEP 13.201-625
Telefone: (011) 4583-8155

Dr. Américo Lega
 Superintendente
 Dr. Luiz Carlos Bettiati Junior
Diretor Técnico
Aimar Martins Lopes
Diretor Administrativo
 Edson Aires Rodrigues
Diretor Financeiro
André Oliveira
Gerente Assistencial
Dr. Étore Almir Mattion
 Diretor Clínico
Antônio Carlos Nabas
 Gerente de Manutenção e Frotas