Thaís Dornelles
Terça-feira, 20 de abril de 2010.
Psicologia Hospitalar oferece qualidade de sono aos pacientes do São Vicente
O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, administrado pela Pró-Saúde, instituição filantrópica sem fins lucrativos, implantou uma ação simples, mas de grande importância para o bem estar dos pacientes.
A equipe de psicologia hospitalar implantou recentemente um projeto de máscaras de tecido para dormir durante a internação na Unidade Coronariana, local que por ser sem janelas, oferece pouca distinção entre dia e noite. As máscaras são fundamentais para o paciente saber a hora certa de dormir. “O desenvolvimento do projeto foi possível com o apoio da equipe de costura do São Vicente, que confeccionou as máscaras com tecidos que sobram dos lençóis e uniformes dos funcionários”, explica a psicóloga Sandra Helena Poggi Lança.
Inicialmente, foram produzidas 120 máscaras para a UCO e agora o projeto será ampliado para as outras unidades de terapia intensiva. As máscaras são trocadas a cada dois dias, conforme orientação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.
“No início a intenção era apenas orientá-los e hoje percebemos que as máscaras ajudam para que os pacientes tenham um sono tranquilo, mesmo dormindo em um ambiente hospitalar, que permanece com as luzes acesas dia e noite. Isso beneficia principalmente as pessoas que não precisam acordar para tomar medicamentos durante a madrugada”, conta Cláudia Stroy Romani, Chefe da Psicologia Hospitalar.
Os pacientes aprovaram a idéia: “Estou usando a máscara há seis dias, desde que cheguei ao Hospital São Vicente. Consigo dormir rápido e de maneira confortável com a máscara”, explica Sandra Regina Gomes, paciente da Unidade Coronariana.